Página inicial  >Boi Angus: conheça características da raça famosa por sua carne
Boi Angus: conheça características da raça famosa por sua carne

Boi Angus: conheça características da raça famosa por sua carne

Boi Angus: conheça características da raça famosa por sua carne

O Aberdeen Angus, ou simplesmente Angus, é uma raça originária da Escócia, no século XIX. É uma raça pura, não resultando de cruzamentos, e famosa por produzir uma carne macia e saborosa, com um bom marmoreio. Por isso, é muito valorizada no mercado.

Leia também

  • Raças de boi: conheça os principais bovinos para criação
  • É possível produzir carne e leite com o mesmo rebanho? Produtores mostram que sim
  • Nelore: as principais características da raça mais criada no Brasil

No Brasil, está presente principalmente nas regiões Sul e Sudeste, onde o clima mais ameno permitiu sua adaptação.

Principais características da raça Angus

Os bovinos Angus são animais volumosos, compridos e altos. De linhas superiores e laterais retas; de linha baixa reta, limpa, sem excesso de peito e pele; de boa cobertura de carne, de toque firme e uniforme em todo o corpo, sem acumulações expressivas de gordura abaixo da pele.

De cabeça mediana, com pescoço de comprimento médio e musculoso nos machos, com caracteres de masculinidade. Nas fêmeas, cabeça um pouco alongada, com orelhas maiores e de pescoço mais fino. Nelas deve-se observar as características femininas, próprias de uma boa mãe, ou seja, bom desenvolvimento e amplitude dos ossos coxais e sacro como, também, do úbere e tetas.

Vantagens para reprodução

A Angus é a raça preferida para uso no cruzamento industrial, procedimento que consiste da mistura de sangue entre bovinos e zebuínos para obtenção de carne de alta qualidade. Anualmente, a Associação Brasileira de Angus indica que são comercializadas em torno de 4 milhões de doses de sêmen Angus, o que coloca a raça na liderança do mercado brasileiro.

O cruzamento industrial com Angus também melhora o manejo da propriedade, elevando os escores de ganho de peso, fertilidade e precocidade do rebanho mesmo nas regiões mais áridas do Brasil. A genética Angus ainda reduz a taxa de mortalidade e tempo entre os partos, ou seja, permite a obtenção de mais animais meio sangue em menos tempo.

Carne de qualidade

Cortes produzidos a partir de animais Angus bem terminados têm excelente grau de marmoreio, maciez e suculência.

Bife de Black Angus — Foto: Canva/Creative Commons

O alto rendimento no pós-abate, sobretudo no volume de carne depositada nas partes nobres e facilidade de cobertura de gordura subcutânea, fazem o novilho ser mais disputado e, consequentemente, mais valorizado.

Além de regiões na Europa, demais países como Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, Estados Unidos e Nova Zelândia são os principais criadores da raça.

*Sob orientação de Marcelo Beledeli

Jogos para celular populares no Brasil Fonte do artigo:lotofácil resultados anteriores